Palavra da Diretoria

A Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais (SBPM), criada em 1998, é uma sociedade multidisciplinar e, como tal, dela participam pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento que apresentam um elo comum, o trabalho científico sobre o tema de maior interesse, a Planta Medicinal do Brasil.

Impossível não salientar a importância deste tema no país, que é considerado que é considerado aquele com maior biodiversidade do planeta.

Mais do que interesse, é obrigação do pesquisador brasileiro conhecer, cada vez mais, nossa imensa flora sob todos seus aspectos: botânico, agronômico, químico, farmacológico e toxicológico.

Há relativamente pouco tempo o governo aprovou o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, que visa inserir no SUS, com eficácia, segurança e qualidade comprovadas, plantas medicinais, fitoterápicos, promover o uso sustentável da biodiversidade e a repartição dos benefícios decorrentes do acesso aos recursos genéticos da planta medicinal e do conhecimento tradicional associado, entre outros objetivos.

Neste contexto, a SBPM procura dar o respaldo científico da planta medicinal brasileira e de seus constituintes bioativos, com vistas ao êxito na implementação de Políticas Públicas nesta área.

 

 

Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais